A Chuva Ácida é causada por um problema ambiental em regiões com auto indice de poluição e a causa da Chuva Ácida está relacionada a alta concentração de ácidos presentes na chuva, na neve ou na neblina. A origem da Chuva Ácida são os óxidos de nitrogênio (NOx) e o dióxido de enxofre (SO2) liberados na atmosfera pela queima de combustíveis fósseis (principalmente o carvão mineral). Esses compostos reagem com o vapor de água presente na atmosfera, formando o ácido nítrico (HNO3) e o ácido sulfúrico (H2SO4).
Ao retornar à superfície por meio da chuva, os ácidos alteram a composição do solo e das águas, comprometendo as florestas e a vida aquática. Também pode corroer edificios, estátuas e monumentos históricos, o que já acontece em vários lugares.
Até os anos 90, os Estados Unidos era o principal responsável pela chuva ácida, mas foi, então, superados pelos países asiáticos como a China. As principais medidas para reduzir a chuva ácida são utilizar carvão com menor teor de enxofre e energéticos alternativos.
Para a Saúde
Libera metais que estavam presos ao solo, metais que podem contaminar os rios e serem utilizados pelo homem causando sérios problemas de saúde.
Nas Casas, Prédios e demais edifícios
A chuva também ajuda a corroer alguns dos materiais utilizados nas construções, danificando algumas estruturas, como as barragens, as turbinas de geração de energia, etc.
Lagos
Podem ser os mais prejudicados com o efeito das chuvas ácidas, pois podem ficar totalmente acidificados perdendo toda a sua vida.
Desflorestação
A chuva provoca clareiras, matando algumas árvores de cada vez. Podemos imaginar uma floresta, que vai aos poucos sendo queimada, podendo ser destruída.
Agricultura
A chuva afecta as plantações quase da mesma forma que as florestas, no entanto a destruição é mais rápida, sendo que as plantas são todas do mesmo tamanho e assim, igualmente atingidas pelas chuvas ácidas.
Para podermos diminuir essa contaminação podemos usar combustiveis limpos em veiculos, industria e etc. E utilizar transportes públicos para a diminuição dos veiculos.