Quando colocamos o corante na superfície do leite, eles não se misturaram cada corante formou uma mancha separada da outra.
No momento que colocamos o palito de dente com um pouquinho de detergente dentro das manchas, elas pareciam explodir!
Isso que vimos aqui foi um exemplo de como a tensão superficial age num líquido e como ela pode ser rompida pelo detergente.
A tensão superficial acontece porque as moléculas de leite na superfície sofrem uma grande atração entre elas. No interior do líquido, todas as moléculas do leite sofrem essas mesmas forças de atração, mas em todas as direções. As moléculas de leite na superfície sofrem a atração apenas das moléculas na horizontal e das outras que estão abaixo, já que em cima tem apenas AR.
Como o número de moléculas se atraindo é menor, existe uma "compensação": uma força maior de atração acontece na superfície, formando quase uma "pele" acima do leite. É a chamada TENSÃO SUPERFICIAL. O detergente consegue ROMPER a tensão superficial e as cores explodem! E depois se misturam formando padrões de cores incríveis quando você movimenta o palito.
Materiais para fazer a experiência:
- 1 prato fundo;
- leite;
- corante de alimentos (na experiência foi utilizado azul, amarelo e vermelho);
- palito de dente;
- detergente.
1. Coloque um pouco de leite em um prato fundo e deixe descansar até que esteja sem se mover no prato.
2. Pingue gotas de corantes diferentes uma das outras (que seja pelo menos 2 cores). Mas não misture os corantes.
3. Molhe a pontinha do palito de dente no detergente, não é necessário colocar muito detergente caso forme uma gota retire o excesso.
4. Rapidamente coloque o palito no meio de uma das manchas de tinta, assim sucessivamente formando explosões de cores. Você pode "passear" com o palito entre as cores formando manchas coloridas que se misturam em ondas de forma divertida!
Alunas: Ana Paula Nº. 03 Série: 3 "B"
Fernanda Nº. 11